Jornal Dexway Português B1 – Edição 1

METEOROLOGIA EXTREMA

Um clima cada vez maix extremo

Segundo a Wikipédia, chama-se meteorologia extrema àquela que foge dos valores estatísticos de uma distribuição estatística usual das informações dos parâmetros atmosféricos obtidos por meio das estações meteorológicas.

Dilúvios quase bíblicos, ondas de calor intermináveis, enxames de tornados… O tempo mudou ultimamente. O que está acontecendo?

Ondas de calor, secas, ciclones, inundações… Os fenômenos meteorológicos extremos afetam comunidades e regiões inteiras. O tufão Haiyan devastou áreas do centro das Filipinas, Oklahoma (EUA) sofreu o maior tornado já registrado, nevascas sem precedentes atingiram Israel, Jordânia e Síria. A declaração anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre o estado do clima global, apresentada no mês passado em Genebra, alerta que os episódios climáticos extremos estão se acentuando e insiste: a influência da atividade humana sobre o clima explica algumas das mudanças que estão sendo observadas.

A tendência de aquecimento global em longo prazo continua refletida nas estatísticas. Segundo destaca o relatório da OMM, 13 dos 14 anos mais quentes ocorreram no século XXI. Cada uma das três últimas décadas foi mais quente do que a anterior. A média da temperatura registrada na terra e na superfície dos oceanos no ano passado foi de 14,5 graus Celsius, ou seja, aumentou meio grau em relação à média das décadas de 1960, 1970 e 1980. Dados que se traduzem em recordes: a Austrália registrou o ano mais quente da sua história; a Argentina, o segundo.

Todos ou parte desses fenômenos podem ser atribuídos ao aquecimento global?

OS MUSICAIS DA MODA

 

O musical é «um gênero teatral ou cinematográfico de origem anglo-americana, no qual a ação se desenvolve com partes cantadas e dançadas».

É uma forma de teatro que combina música, canto, diálogos e dança, e é apresentada ao vivo em grandes palcos como a Broadway (em Nova Iorque) ou o West End (em Londres).

O sucesso dos musicais começou no século XX, na cidade de Nova Iorque.

Alguns dos musicais mais famosos de Nova Iorque são: «O Fantasma da Ópera», «Os Miseráveis, «Chicago», «Mamma Mia!», «A Bela e a Fera» e «Cats».

Nos últimos anos, os musicais têm conquistado cada vez mais espaço no Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos gêneros mais apreciados pelo público carioca. Atualmente, a cidade recebe grandes produções nacionais e internacionais, como: «O Rei Leão», «A Bela e a Fera», «Wicked» e «Os Miseráveis».

Entre eles, «O Rei Leão» se destaca como um dos maiores sucessos de bilheteira, atraindo milhares de espectadores desde sua estreia no Brasil e reafirmando a força dos musicais no cenário cultural do Rio.

GUERRILLA GARDENING

 

Qualquer ato de solidariedade desafia o comportamento normal do ser humano, seja um flash mob no meio de uma estação de trem ou um ato espontâneo de gentileza do qual muito poucas pessoas ficam sabendo.

Neste artigo, gostaria de falar sobre um grupo solidário chamado “Guerrilla Gardening”. Trata-se de um grupo de voluntários e jardineiros profissionais que se uniram para lutar pela ecologia e o cuidado com o meio ambiente.

A Guerrilla Gardening atua em terrenos baldios, calçadas e acostamentos das estradas. Seu objetivo é fazer com que esses lugares tenham uma boa aparência e sejam mais funcionais. Nesse sentido, procuram uma área que esteja abandonada ou descuidada e a restauram para que volte a ter um bom aspecto.

No entanto, essa ideia é ilegal, porque não se pode utilizar um espaço do qual não se é proprietário. Por essa razão, a Guerrilla Gardening age à noite.

Ela está ativa principalmente em cidades como Londres, Berlim e Nova Iorque. A Guerrilla Gardening continua “ocupando” pedaços de terra pública abandonada para plantar espécies ornamentais ou hortícolas.

NETIQUETA

Boas maneiras na internet

Todos, ou a maioria de nós, sabemos o que são boas e más maneiras para nos comunicarmos cara a cara no dia a dia. Por exemplo, o ideal seria não gritar com nossos colegas de trabalho ou chefes.

No entanto, com o surgimento da Internet e tudo o que isso envolve — e-mails, redes sociais etc. —, surgem novas formas de boas maneiras que precisamos aprender. Netiqueta é o nome usado para o conjunto de regras que regulam o comportamento geral na Internet; isso inclui o comportamento dos usuários em grupos de notícias, listas de e-mails, fóruns de discussão ou ao usar o correio eletrônico.

A primeira e mais importante regra é sempre lembrar que a mensagem que estamos escrevendo está sendo dirigida a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, e que, portanto, essas pessoas têm sentimentos que podem ser feridos. Assim, antes de enviar um e-mail, podemos nos perguntar: Eu diria isso à pessoa se ela estivesse na minha frente? Se a resposta for não, reescreva o seu e-mail.

Isso nos leva à segunda regra: quando estiver online, tente seguir o mesmo comportamento que teria na vida real. A Internet nos dá a opção de nos escondermos atrás de um pseudônimo, mas devemos continuar sendo nós mesmos.

Em terceiro lugar, tenha cuidado com o uso de letras maiúsculas — elas são interpretadas como gritos e dificultam a leitura. Também preste atenção na cor do texto que você usa.

COMMUNITY MANAGER

A nova profissão

Atualmente, existe uma figura cada vez mais requisitada nas empresas: o community manager. Você sabe a que nos referimos?

O community manager é basicamente a pessoa responsável pelo lado humano de toda a presença de uma marca ou empresa na Internet e nas redes sociais. Portanto, essa profissão surgiu graças à popularidade que as redes sociais têm hoje em dia.

O community manager é encarregado de lidar com o público, comunicar-se através das redes sociais, fóruns, blogs, portais e sistemas de atendimento. Uma boa definição dessa profissão é:

“Aquele que cuida e mantém a comunidade de seguidores fiéis que a marca atrai, e que atua como elo entre as necessidades dessas pessoas e as possibilidades da empresa. É necessário ter conhecimentos em diversas áreas.”

O Vai precisa de conhecimentos bastante variados, como: redação, comunicação digital, ferramentas analíticas, noções de marketing, algum conhecimento de SEO e SMO (palavras-chave para posicionamento online), criatividade e, é claro, estar atualizado com todas as ferramentas digitais.

Então, se esse mundo te interessa e você acha que tem o perfil certo, por que não tentar?

SILÊNCIO, POR FAVOR

Comprar com tranquilidade

Na época de liquidações, ir às compras é uma verdadeira loucura. Ficamos estressados e queremos comprar tudo. Depois voltamos para casa com sacolas e mais sacolas cheias de coisas que talvez nem sejam do nosso tamanho e que provavelmente nunca sairão do armário.

A maioria dos shoppings aposta nessas liquidações caóticas e no frenesi que elas provocam. No entanto, as lojas de departamento Selfridges de Londres, Birmingham e Manchester apostam no oposto. Eles criaram um novo espaço chamado No Noise (em português, algo como “Sem Ruídos”), onde os visitantes e clientes podem se acalmar e recarregar as energias.

Esse espaço inclui uma Sala do Silêncio, projetada pelo arquiteto Alex Cochrane — um ambiente onde os compradores podem fugir do barulho e da agitação do shopping, meditar ou até mesmo dormir por algumas horas. As únicas regras para entrar na sala são:

    1. Não levar nenhum dispositivo eletrônico — nada de celulares, tablets, laptops ou e-readers.
    2. Também não é permitido usar sapatos. É necessário entrar descalço, pois o chão é acolchoado para esse fim.

Em 1990, o proprietário desse shopping já havia idealizado um espaço parecido. A novidade agora é que são oferecidas sessões de meditação e oficinas literárias e filosóficas.

No entanto, não podemos esquecer que estamos falando de um centro comercial e que o objetivo final sempre será que os consumidores — como o nome indica — consumam. Por isso, a Selfridges incluiu no projeto, logo na saída da Sala do Silêncio, uma seção onde são vendidos produtos de grandes marcas conhecidas, mas sem etiqueta nem logotipo.

Estamos falando de uma nova tendência: comprar produtos de marca sem a marca, mas pelo mesmo preço dos produtos com a marca visível.

Supõe-se que os consumidores que compram esse tipo de produto estão buscando exclusividade, já que não se encontram em qualquer supermercado e, além disso, existe um número limitado de produtos cuja embalagem foi modificada para esse propósito.

É uma proposta baseada na exclusividade e, por enquanto, os grandes armazéns Selfridges estão aumentando suas vendas de forma bastante significativa.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.