Jornal Dexway Português A1 – Edição 1

BICICLETAS URBANAS… UM MEIO PÚBLICO MAIS ECOLÓGICO

Hoje todos procuram economizar energia e ninguém quer prejudicar o meio ambiente; ser ecológico virou moda. Muitas cidades já oferecem bicicletas públicas. É a maneira ideal de se locomover na cidade: mais rápido do que andar a pé e mais saudável do que pegar o ônibus.

Oferecer um serviço público de bicicletas é caro, por isso muitas vezes as bicicletas têm propagandas nelas e, geralmente, os usuários pagam uma pequena taxa para usá-las.

Gostamos de pensar que a nossa é a primeira geração realmente preocupada com o meio ambiente, mas na realidade os programas de bicicletas públicas já existiam no passado, embora não tenham dado certo porque todas as bicicletas eram roubadas ou danificadas. No século XXI, talvez sejamos mais respeitosos ou então os sistemas de segurança das bicicletas melhoraram.

 O lado negativo, porém, é o aumento de acidentes e ferimentos. A maioria das cidades não registra os acidentes entre ciclistas e pedestres (ciclista contra pedestre), mas registra os de ciclistas contra automóveis (ciclista contra carro). Os motoristas não respeitam os ciclistas e os ciclistas não respeitam os pedestres!

COMPARTILHAR VERDURAS UMA CENOURA PARA VOCÊ, UMA CENOURA PARA MIM!

Sempre ouvimos falar do quanto as verduras fazem bem: elas contêm muitas vitaminas e minerais e fazem parte de um estilo de vida saudável. Queremos que nossas verduras sejam frescas e orgânicas, ou seja, sem o uso de produtos químicos nocivos.

Em Nova Iorque, algumas empresas encontraram uma maneira bem melhor de obter verduras: chama-se “compartilhamento de verduras”, e funciona assim: toda semana o agricultor vai até o escritório e deixa sacolas cheias de verduras, que são divididas entre todos os funcionários. Depois, os trabalhadores pagam 350 (trezentos e cinquenta) dólares para receber 22 semanas de verduras frescas e orgânicas diretamente em casa.

Você compraria verduras orgânicas? Será que sabemos mesmo o quanto elas fazem bem? É claro que as verduras compradas no supermercado fazem mal? Por que as verduras orgânicas são melhores para a nossa saúde?

A MÚSICA POP EM UM CONCERTO CLÁSSICO

Um concerto recente foi organizado para um grupo de jogadores de basquete turcos. A maioria deles pensava que a música clássica seria muito chata e pouco divertida. Muitos estavam cansados e alguns até chegaram a dormir.

Mas os músicos tinham uma surpresa! Em certo momento, durante o concerto, a orquestra começou a tocar uma famosa canção pop turca! Os jogadores de basquete ficaram muito surpresos e animados. Pensavam que em um concerto orquestral nunca se tocaria música popular. Muitas pessoas começaram a cantar juntas a canção famosa. Outros se levantaram e começaram a torcer pela melodia que reconheceram.

Muitos acham que a música pop é muito diferente da clássica. Alguns acreditam que o estilo clássico é apenas para pessoas mais velhas ou para os ricos que frequentam a ópera ou os concertos sinfônicos.

Às vezes acredita-se que a música popular é só para os jovens. Esse grupo sinfônico mostrou ao público que é possível misturar muitos estilos musicais diferentes. Nem sempre é necessário manter os gêneros musicais separados.

Um exemplo de ópera moderna é o musical. Um musical tem muitas características semelhantes a uma ópera, mas com figurinos e estilos de canto mais modernos. Os musicais são muito populares em lugares com grandes teatros, como Nova Iorque. Talvez no futuro haja cada vez mais combinações entre o estilo «antigo» e o «novo».

Os bons músicos sabem como manter a atenção do público. Provavelmente, no futuro, haverá mais pessoas indo aos seus concertos. Muitas orquestras já estão começando a seguir esse exemplo. Muitas vezes o público se entedia facilmente com um concerto só de música clássica, mas quando ouve algo que reconhece do rádio, presta mais atenção.

Se se divertirem com a música pop, talvez também comecem a apreciar a clássica. Quem sabe, com o tempo, mudem também as ideias sobre o que é «música clássica» e o que é «música popular».

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Muitas pessoas acham que os produtos comuns que encontramos no supermercado não são a opção mais saudável porque estão cheios de substâncias químicas. As empresas usam esses produtos, por exemplo, para conseguir verduras mais bonitas e perfeitas, maiores e com uma cor mais intensa. Os componentes das verduras mudam. Nos últimos anos, desenvolveu-se uma tendência contrária ao uso de produtos químicos: os alimentos orgânicos.

Os alimentos orgânicos são produzidos sem aditivos químicos nem substâncias de origem sintética e, além disso, não utilizam técnicas poluentes. Outro benefício dos produtos orgânicos é que eles contêm mais vitaminas e minerais e, portanto, ajudam a manter um estilo de vida saudável. Além disso, os alimentos orgânicos são muito mais saborosos. No entanto, são um pouco mais caros.

VERDE – O SIGNIFICADO DAS CORES

Você conhece o significado das cores? Em geral, as cores são muito importantes em nossa vida porque influenciam muitos aspectos. Além disso, cada cor está associada a um sentimento diferente.

O verde é a minha cor preferida. É uma cor ligada à vida, à juventude, à liberdade e à informalidade. Dizem que é perfeita para criar ambientes relaxantes e tranquilos, e que transmite confiança. Além disso, o verde é uma combinação de amarelo e azul. O amarelo representa a sabedoria (mental) e o azul é a cor da verdade (espiritual). O verde é a combinação perfeita dessas duas cores e de suas propriedades.

Os cientistas afirmam que fazer exercícios ao ar livre é muito mais saudável do que praticar esportes em ambientes fechados, graças ao verde da natureza que nos rodeia. Então, aqui está mais um motivo para sair da academia e começar a treinar ao ar livre. E você, o que prefere?

PAULO COELHO

Paulo Coelho é um escritor famoso do Brasil. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1947. Hoje, ele é conhecido no mundo todo.

O livro mais famoso de Paulo Coelho se chama O Alquimista. Esse livro fala sobre um jovem pastor que viaja para encontrar um tesouro. A história é sobre sonhos, coragem e aprender com a vida. Muitas pessoas gostam muito desse livro.

Paulo Coelho já escreveu muitos outros livros. Seus livros são traduzidos para mais de 80 línguas. Ele vendeu milhões de cópias no mundo inteiro.
Antes de ser escritor, Paulo trabalhou como diretor de teatro e compositor. Ele também viajou muito. Essas experiências ajudaram na sua escrita.

Hoje, Paulo Coelho vive na Suíça com sua esposa. Ele continua escrevendo e compartilhando mensagens de paz e amor nas redes sociais.

Paulo Coelho é um autor importante para a literatura brasileira e mundial.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.