Jornal Dexway Português B1 – Edição 2

TÍTULOS E EQUIVALÊNCIAS

Estudar no exterior

Aprender outro idioma abre muitas portas, tanto profissionais quanto acadêmicas, além de ajudar no crescimento pessoal ao adquirir conhecimentos sobre diferentes costumes e modos de vida. Talvez você já tenha pensado em se mudar do seu país para a Espanha, seja para continuar seus estudos, seja para buscar um emprego em um país com clima mais agradável. Para qualquer uma dessas opções, provavelmente será necessário “revalidar” seus diplomas acadêmicos.

Se você é cidadão da União Europeia, o processo será mais simples graças ao chamado “Plano de Bolonha”, que unifica os critérios de licenciaturas e graduações dentro de um Marco Europeu Comum. Se, infelizmente, esse não for o seu caso, ou seus diplomas não forem recentes, a revalidação, equivalência ou validação dos seus estudos pode se tornar um verdadeiro pesadelo. É bastante provável até que você precise cursar mais alguma disciplina na faculdade correspondente, já que os planos de estudos anteriores ao “Plano de Bolonha” não eram uniformes.

Para evitar problemas, o melhor é procurar diretamente o Ministério da Educação ou a faculdade relacionada à sua área de formação. Eles indicarão o procedimento a seguir. Então, usando uma expressão: vai com tudo!

Você já estudou no exterior alguma vez? Conhece o programa “Erasmus”? O que acha dele? Estaria disposto a voltar a estudar para revalidar seu diploma?

GOOGLE MAPS

Os mapas do século XXI

O Google Maps se tornou uma ferramenta muito útil na hora de decidir a localização do hotel das férias, encontrar a casa dos nossos amigos naquele bairro onde todas as casas são parecidas, explorar a região onde gostaríamos de morar ou até mesmo fazer um passeio virtual por uma cidade antes de visitá-la de verdade.

Essa ferramenta nos oferece imagens reais dos lugares que nos interessam, captadas por carros especiais equipados com câmeras panorâmicas de última geração, que circulam durante alguns dias pelas nossas cidades e vilarejos.

No entanto, nessas imagens reais também aparecem pessoas fotografadas sem permissão, realizando qualquer atividade cotidiana — e nem sempre nas poses mais favorecedoras.

O Google agiu rapidamente, desfocando os rostos de todas as pessoas fotografadas e criando um canal para que os cidadãos afetados pudessem solicitar a remoção das imagens em questão.

CONTATO VISUAL

Chaves da comunicaçao

Não transmitimos informações apenas por meio das palavras, mas também através da expressão facial, da linguagem corporal, do contato visual e até da nossa aparência. Por isso, em qualquer situação — mas especialmente diante de um entrevistador — manter um contato visual adequado é tão importante quanto vestir-se de forma apropriada para o contexto ou cumprimentar de maneira educada.

Parece que a maioria das pessoas mantém o contato visual por cerca de quatro segundos em média. Mais do que isso pode causar desconforto — a não ser que você esteja olhando nos olhos da pessoa amada ou tentando intimidar seu oponente, o que, evidentemente, não é o mais indicado numa entrevista de trabalho.

Para encontrar o equilíbrio ideal antes de uma situação profissional, o melhor é praticar em ambientes neutros, como bares ou lojas.

Experimente com garçons, atendentes ou outros profissionais. Sem perceber, eles vão te dar o feedback que você precisa sobre o uso adequado da sua comunicação não verbal.

Você já tinha pensado na importância da comunicação não verbal? Que exemplos de bom uso da linguagem corporal consegue lembrar? Que mensagem transmite uma pessoa que fala com os braços cruzados? Como você cumprimentaria seu entrevistador? A aparência externa é mesmo tão importante numa entrevista?

COMBATER O ESTRESSE EM ÉPOCAS DE PROVAS

Stop estresse

Todas as profissões exigem alguma reciclagem, e isso significa que voltaremos a pegar em um livro e estudar. As opções variam entre cursos online, aulas após o trabalho ou professores particulares.

Pode ser que, depois de escolher como queremos estudar, tenhamos esquecido os hábitos de estudo que um dia tivemos. Vamos refrescar a memória!

  1. A primeira e mais importante coisa é encontrar um lugar tranquilo e agradável para se dedicar aos estudos. Você deve se certificar de que no local escolhido não haja elementos que te distraiam, como fotos, pôsteres coloridos, ruídos constantes, pessoas passando, entre outros. Se for necessário, você pode até se isolar durante as horas de estudo e desligar o celular. 
  2. Se perceber que em casa você não consegue se concentrar, pode ir a um lugar com ambiente adequado para estudar, como por exemplo, uma biblioteca. Além disso, lá você poderá encontrar material adicional para complementar seu estudo.
  3. Lembre-se de que, assim como no escritório, a postura é fundamental, já que você passará várias horas sentado e não vai querer sentir dores nas costas depois.
  4. Você também deve prestar atenção à iluminação do ambiente onde estuda: é importante ter uma luminária de mesa, e se puder acrescentar a luz geral do cômodo, melhor ainda.
  5. Por fim, não se esqueça de que é importante planejar os estudos com base no tempo disponível e no conteúdo que deseja estudar. Para isso, você pode criar um cronograma com as horas diárias de estudo e os temas que irá revisar. Assim que tiver o cronograma, siga-o com disciplina! Evite marcar compromissos nas horas reservadas para o estudo. Caso contrário, pode acabar se sentindo culpado, frustrado e, como consequência, perder toda a motivação para continuar estudando.

Portanto, o mais importante é, acima de tudo, manter uma visão otimista da situação e seguir motivado.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.